Diário Fitness #2: Sozinha na academia.

academia

Aqui no Canadá praticamente tudo funciona com base na filosofia do “faça você mesmo”. E apesar de eu acreditar que isso tem muitos pontos positivos, não sei bem até onde é benéfico em certas áreas que requerem algum nível de conhecimento,  como é o caso das academias.

Como já comentei em um post anterior, nas academias canadenses dificilmente encontramos um professor/instrutor para fazer uma avaliação e passar uma série específica para cada necessidade. E caso encontre (o que é realmente muito raro), esse profissional não irá ficar andando pela academia para observar quem está fazendo o exercício certo ou errado. Havendo essa necessidade, é preciso pagar por um serviço que é muito muito muito caro mesmo. Caso contrário, malhar no Canadá é na base do “cada um por si e boa sorte”.

Isso é uma coisa que me deixa muito insegura, mas aos poucos vamos nos habituando. Além disso, como é totalmente inviável eu pensar em gastar o que se cobra por uma supervisão esportiva nesse momento, acabei encontrando alguns aplicativos que trazem essa função de “treinador” e tenho meu marido, que vai comigo, e sempre dá uma olhada para ver se estou fazendo exatamente como nos vídeos. Pelo que observo, acho que a maioria das pessoas por aqui também fazem assim. rs

Como, por hora, estou treinando especificamente para correr 10km no final de abril, procurei na internet por treinos de musculação para corredores. De todos os que encontrei, escolhi adotar o disponibilizado no site Eu Corredor de Rua, que parece trabalhar todos os grupos musculares.

Comecei na semana passada e tenho sentido muita dificuldade de completar os treinos, A e B, por serem muito longos (já que eu adicionei aeróbico). Então estou pegando todos os exercícios elencados lá e começando a dividir em 3 dias (A, B e C), para ficarem mais curtos. Completadas essas duas semanas iniciais, cheguei à conclusão de que não consigo ficar mais de 1 hora e poucos minutos na academia… Começo a não conseguir fazer mais os exercícios, e me pego pulando as séries, o que não é muito legal para conseguir o resultado que se deseja.

Então, a partir da semana que vem, meu treino vai ficar como no plano abaixo. Sendo que, vou tentar ir na academia pelo menos quatro vezes na semana, dividindo em A, B, A, C. Deu para entender, não é?! E vou tentando aumentar a distância na esteira gradualmente. Por enquanto, tenho corrido só uns 2km por vez, mais para frente, talvez eu tenha de reservar um dia ou dois só para o treino de corrida.

Treino A: Elliptical (15 min) – Thigh Adductor (3×12) – Thigh Abductor (3×12) – Seated Leg Curl (3×12) – Leg Extensions (3 x to failure) – Seated Leg Press (3×15) – Calf Press On The Leg Press Machine (3×12) – One-Legged Cable Kickback (3×12) – 3/4 Sit-Up (3×20) – Bicycling (25 min)

Treino B: Step Mill (15 min) – Wide-Grip Lat Pulldown (3×12) – Seated Cable Rows (3×12) – Butterfly (3×12) – Side Lateral Raise (3×12) – Dumbbell Shoulder Press (3×12) – Alternate Hammer Curl (3×12) – Butt Lift/Bridge (3×12) – Ab Crunch Machine (3×20)- Treadmill (25 min)

Treino C: Step Mill (15 min) – Close-Grip Front Lat Pulldown (3×12) – Seated Cable Rows (3×12) – Dumbbell Alternate Bicep Curl (3×12) – Front Dumbbell Raise (3×12) – Upright Cable Row (3×12) – Triceps Pushdown/Rope Attachment (3×12) – Butt Lift/Bridge (3×12) – Ab Crunch Machine (3×20)- Treadmill (25 min)

Ah…. Esqueci de comentar que o aplicativo que eu uso é todo em inglês, então tive de pesquisar exercício por exercício para conseguir traduzir e encontrar no app. Deu O trabalho… Já começa por aí o nível da força de vontade. rs

Por fim, preciso dizer que está sendo um processo de tentativa e erro, então só saberei mesmo o que estou fazendo de certo no futuro. Porém, tenho pensado bastante  que, passando essa empolgação de treinar para a corrida, se eu conseguir deslanchar nesse ritmo de praticar exercícios com regularidade, vou começar a procurar uma assessoria, mesmo que remota, pois já estou sentindo muita falta de ter alguém para tirar dúvidas.

PS1: Fechei meu peso essa semana ainda em 67 Kgs. Fiquei um pouco frustrado com isso, mas não me surpreendeu, porque ainda está difícil segurar algumas jacadas. 😥

PS2: O aplicativo que estou usando é o BodySpace. Ele também funciona como uma espécie de rede social fitness. Ainda apanho um pouco para usá-lo, mas estou achando bem legal.

PS3: Estou compartilhando o que tenho feito aqui, apenas a nível de registro. Não aconselho ninguém a copiar o que outras pessoas fazem. É fundamental ter acompanhamento profissional na prática de qualquer atividade física, principalmente quem não está acostumado. 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s