Diário fitness: Meu desafio

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Desde que me entendo por gente adulta (se é que já cheguei nessa fase) luto comigo mesma para conseguir entrar no ritmo de levar uma vida mais saudável. Hoje em dia já nem tanto pelo fator estética (que é claro, também tem o seu peso), mas principalmente por bem estar mesmo.

Nunca fui uma pessoa visivelmente acima do peso, mas isso não quer dizer que o sedentarismo e um certo “dar de ombros” com a alimentação não encontrem outras formas de trazer a conta. E confesso que nessa fase dos 30 (estou com 33 anos enquanto registro esse texto) parece que essa tal conta ficou mais pesada. É o cansaço, o desânimo, o metabolismo visivelmente mais lento, dentre outras coisas que atrapalham bastante.

Já não estava satisfeita com minhas condições físicas no Brasil, mas quando mudei de país, sinto que além de ter engordado, sucumbi a um estilo de vida bem sedentário. Ano passado (verão de 2017) resolvi dar um basta nisso e voltei a me exercitar e cuidar da alimentação, mas o inverno canadense me puxou para baixo de um jeito, que voltei a estaca zero novamente.

Meu problema sempre foi a constância. Tenho uma certa dificuldade em manter o ritmo a longo prazo, quando passa a minha empolgação inicial. Não sei porque isso acontece comigo, mas é algo que me comprometi a melhorar em mim mesma durante esse ano.

Sem falar que em um ímpeto de animação, lá por janeiro desse ano, me inscrevi em uma corrida de rua famosa aqui em Vancouver. O percurso é de 10 kms e percebi que tenho pouco mais de um mês para treinar. Acho que esse foi o meu estopim para começar a me movimentar (não dou conta de correr 10 kms hoje).

Pensando nisso, tive a ideia de passar a registrar aqui minha evolução. Penso que pode ser uma boa forma de me manter focada. Já que tenho esse blog mesmo, e ele anda bem paradinho de uns tempos para cá… pode ser que dê certo, não é mesmo?!

Além disso, caso eu me mantenha nesse ritmo após a corrida e consiga mesmo me tornar uma pessoa “healthy”, vai ser muito gratificante voltar aqui e ver os meus registros, acompanhar a evolução de resultados e de mente também.

Já fazem duas semanas que comecei a cortar alguns itens da minha alimentação (junk food) e comer de forma mais orgânica e saudável (não sem escorregadas), e nesta semana que escrevo, voltei a frequentar a academia (na qual estou matriculada desde julho passado, mas não dava as caras por lá). Comecei com a alimentação exatamente no dia 22 de fevereiro e voltei à academia dia 05 de março (última segunda-feira).

Registrei meu peso quando iniciei, e estava com 71 quilos (talvez 72kgs, porque a balança não parecia ser muito precisa). Na terça-feira, dia 06 de março, me pesei novamente e já estava com 67kgs. Acredito que perdi 4kgs só de retenção.

Minha meta (só para eu ter como base) é voltar ao peso que tinha quando me casei. Eu pesava 58kgs. Porém, meu objetivo primário, além de conseguir correr 10 kms, é a mudança no estilo de vida mesmo. Quero muito ser uma pessoa mais ativa e ter mais disposição no meu hoje. E pensando no meu amanhã, quero me dar a chance de poder envelhecer bem, sem problemas ou limitações. E sinto que estou em uma fase crucial para começar a pensar nisso, afinal o nosso amanhã é fruto do que plantamos hoje (em todos os sentidos).

Existem muitas outras coisas que quero falar com relação a isso, até porque, essa busca por tentar levar uma vida mais saudável, é algo que sempre vai e volta para mim, pelo menos uma vez por ano. Então, já pesquisei muito, já tive acesso a profissionais, e hoje tenho uma clara ideia do que preciso fazer, só me falta o foco para manter. No entanto, não tem como falar tudo em um post só.

Assim, a partir de hoje, todas as sextas-feiras vou deixar aqui os meus registros semanais dessa minha peleja, na esperança de que não seja apenas mais um fogo de palha e certos novos hábitos realmente virem parte da minha vida. A ideia é que sejam posts paralelos ao conteúdo normal do blog (que não é e não será sobre vida fitness).

Sem me alongar ainda mais, minhas medidas hoje são as seguintes:

  • Busto = 94cm
  • Tórax = 87,5cm
  • Braços = 29,5cm (esq.) e 29cm (dir.)
  • Cintura = 75,5cm
  • Abdômen = 90cm
  • Quadril = 97,5cm
  • Coxas = 58cm (esq.) e 57,5cm (dir.)
  • Panturrilhas = 33cm (esq.) e 34cm (dir.)

Volto nelas futuramente. 😉

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