Dia 19 – 30 Day Blog Challenge

Diário Blog Challenge

Trapaça é coisa de gente baixa. Estamos vivendo um período tão nebuloso em nosso país, que não é difícil ver muita coisa sendo relativizada. No entanto, é nas piores situações que as posturas escolhidas irão refletir o verdadeiro caráter de uma pessoa.

Penso que jamais se perde por fazer o que é certo e agir corretamente com quem nos relacionamos, seja no âmbito profissional ou mesmo pessoalmente. Por mais que aparentemente se “deixe de ganhar” em um primeiro momento, agindo de forma ética a pessoa estará antes salvando a si mesma, pois por menor que seja a trapaça ou “atalho” escolhido para determinado fim, com essa escolha aos poucos abre-se mão do bem que há em si, até que não haja mais nenhum.

Parece dramático, mas é a mais pura verdade. Basta observar a trajetória de um dentre o mar de corruptos que vemos nos noticiários todos os dias. Nenhum deles começou roubando milhões, pois até para fazer o mal o ser humano precisa sentir-se seguro e confortável naquela situação. As portas de entrada são sempre pequenas concessões, que no início talvez até incomodem ou gerem alguma incerteza, porém com o passar do tempo tornam-se tão normais que viram um hábito. Perde-se o juízo entre certo e errado, e com isso o caráter vai mudando ao ponto de alterar totalmente os conceitos de ética e moral.

Na dúvida se determinada atitude será certa ou errada, o melhor é não tomá-la. Não podemos controlar o senso ético dos que nos cercam, muito menos dos que deveriam governar nosso país. A nós só cabe olhar para nossas próprias escolhas e vigiar para não sermos convencidos a optar pelo que é mais fácil. Com o tempo, quem sabe a força do exemplo sirva de inspiração para aqueles que cruzarem nosso caminho.

Para mudar o mundo, temos de começar por nós. Então cuide da sua essência e seja firme em seus princípios… é isso que determina se uma pessoa tem valor ou não. O caminho da trapaça, na minha humilde opinião, é para fracos e covardes. Nenhuma “vantagem” pode valer perder a própria alma.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s