Dia 10 – 30 Day Blog Challenge

Diário Blog Challenge

Educação é a base de qualquer sociedade minimamente evoluída. Não tem como se falar em desenvolvimento de um povo sem dotar seus indivíduos com algum nível de instrução, mesmo que básica.

Acredito na educação em um conceito amplo, que engloba não apenas a gama de conhecimentos necessários para uma boa formação, mas também, e principalmente, o desenvolvimento do senso crítico e do domínio das regras de convivência social, que vão desde os tratos individuais até o pensamento coletivo.

Morando no Canadá, país que é tido como desenvolvido, consigo perceber claramente como a educação afeta de forma direta o desenvolvimento de toda a sociedade: as pessoas conhecem a própria história, logo valorizam suas conquistas enquanto nação e exigem de seus governantes; estão cientes dos próprios direitos, então não aceitam qualquer coisa, seja como empregados ou consumidores; foram ensinadas a pensar coletivamente, de modo que há um engajamento por tudo o que é público e as individualidades são  respeitadas.

Infelizmente, para mim é nítido que boa parte dos problemas que enfrentamos no Brasil, se não todos, têm raiz na educação deficitária recebida pela grande massa. Como disse George Orwell, em seu icônico livro “1984”: “Se há esperança, escreveu Winston, está nos proles”. E daí se infere a quem interessa a precariedade da educação oferecida no país.

Mesmo os que possuem condições de arcar com os custos da própria educação no Brasil, acabam priorizando aprender apenas a gama de conhecimentos suficientes para conseguir um bom emprego e manter um status social. Deste modo, encontramos grupos imensos de pessoas brilhantes em reproduzir informações, mas incapazes de chegar às próprias conclusões, o que torna tão fácil serem vítimas das constantes manobras de manipulação que já enfrentamos ao longo da história.

Citando mais uma vez George Orwell: “Enquanto eles não se conscientizarem, não serão rebeldes autênticos e, enquanto não se rebelarem, não têm como se conscientizar.”

Daí o quão importante considero a educação, mas em sua forma completa. Lembrando que ela deve ser constante e de aplicação prática, não limitada apenas a matérias selecionadas em uma sala de aula.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s