Para quem eu Escrevo?

ESCRITORA

Comecei este blog no ano passado (2016), com a ideia inicial de relatar algumas experiências ou trapalhadas da vida doméstica e minha peleja por uma vida mais organizada, ou seja, a ideia era que o blog fosse um diário sobre algumas mudanças que eu gostaria de implementar. Nem preciso dizer que nunca foi apenas sobre isso, e acabei deixando de lado, passando a escrever esporadicamente e voltando aos textos apenas em março deste ano.

O que me motivou a voltar? Foi um comentário que recebi em um post antigo sobre minha mudança para o Canadá, onde eu meio que “explicava” o porquê de não estar escrevendo por aqui, atribuindo a “culpa” ao meu processo de mudança do país. Claro que isso também contribuiu, mas não foi o único motivo. Até então, eu acreditava que ninguém, além da minha mãe estava me lendo, e receber esse retorno realmente me deu uma injeção de ânimo.

Minha história com a escrita é muito antiga, remonta aos tempos de colégio… mas é uma habilidade que eu só exerci em algumas fases e quase nunca para fins pessoais. Escrever aqui despertou em mim uma paixão adormecida e tem se tornado uma necessidade. Me sinto um pouco diferente a cada texto, quase como em uma sessão de análise. Tanto que, quando releio os primeiros posts aqui do blog (coisa que não gosto muito de fazer), tenho a sensação de que escreveria de forma diferente, mesmo com tão pouco tempo de distância.

Não sei bem ainda qual é a minha linha narrativa. Quero muito encontrá-la , mas acredito que seja um processo. Gosto muito de escrever dissertações sobre temas que me fazem refletir, pois acabo me debruçando sobre eles e me redescobrindo ali. Contudo, conforme tenho desbravado esse universo, venho sentindo um desejo de me aventurar em textos mais literários e simplesmente ver no que dá. Creio que tudo ao seu tempo.

Muitas vezes, quando busco ler textos de escritores mais experientes, seja em prosa ou obras mais poéticas, tenho a nítida sensação de que estou há anos luz de distância, mas isso não chega a me incomodar. É mais um incentivo para continuar tentando melhorar.

Acontece que hoje eu escrevo para mim. Tem sido um catalisador para lidar com meus receios, absorver melhor algumas experiências, entender minhas percepções, registrar o que descubro pelo caminho. Talvez para um leitor mais experiente, meus textos podem até parecer rasos, mas penso que a profundidade em qualquer arte vem com o tempo. E eu pretendo conquistar a minha.

Não confunda esse desejo com uma possível necessidade de alimentar o ego, tem mais a ver com o entusiasmo gerado por ter me encontrado em uma forma de expressão. Sendo assim, não vejo outra alternativa além de seguir praticando.

Não posso negar que desejo profundamente conquistar alguém nesse caminho.

Anúncios

3 comentários sobre “Para quem eu Escrevo?

  1. “Acontece que hoje eu escrevo para mim”… Acredito que essa é a melhor maneira de escrever e, apesar de concordar que ter retorno é extremamente estimulante, manter-se fiel ao que gosta é um caminho confortável e prazeroso para dar continuidade ao projeto de ter um Blog.
    Das poucas vezes que tentei fazer algo diferente de escrever primeiro para mim, o resultado foi um estresse desnecessário e uma responsabilidade que não condiz com o que desejo para minha vida literária:
    “Melhor escrever para si mesmo e não ter público do que escrever para o público e não ter a si mesmo” (Cyril Connolly – romancista e crítico literário inglês)
    Abraço!

    Curtido por 1 pessoa

  2. […] de responder às demais perguntas, faço menção ao post “Para quem eu escrevo?”, onde falo um pouquinho sobre minha relação com a […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s