Música Barroca para Concentração e Foco

baroque-church-439488_1920

Uma coisa muito interessante que aprendi enquanto estudava para concursos públicos é a relação que existe entre a música barroca para o aumento da concentração e foco na execução de alguma atividade, seja leitura, trabalho, estudo e até no momento da organização.

Confesso que quando se refere a estudo, trabalho ou mesmo leitura, a ideia de uma música tocando por si só já me tira a atenção, mas existem muitos estudos* que apontam os benefícios dessa técnica para ajudar a manter o foco, pois a música barroca possui um padrão de batidas (60 batimentos por minuto) que induz a concentração.

Até aí tudo bem, mas o que seria música barroca afinal? Com certeza você já ouviu em vários momentos, mas não ligou o nome ao estilo porque se confunde com a música clássica. Acredito que a diferença esteja no período histórico entre elas, já que a música clássica sofre mais influência do Iluminismo. Isso acaba afetando o estilo, e como leiga, acredito que uma das características mais fortes da música barroca seja a predominância do órgão nas composições, talvez um dos instrumentos mais antigos na musicalidade do Ocidente.

De acordo com a Wikipédia, esse período musical “vai desde o surgimento da ópera por Claudio Monteverdi no século XVII, até a morte de Johann Sebastian Bach, em 1750”.

Dito isso, caso alguém queira fazer uso desta técnica para melhorar o foco e a concentração, basta optar por ouvir Bach e acredito que não terá erro. Para tanto, além do Youtube e do Spotify, é possível fazer o download da obra completa de Johann Sebastian Bach (neste link aqui), disponibilizada pelo site Block Music Records em parceria com a Escola de Música da Universidade de Michigan.

São obras consideradas de domínio público, então podem ser baixadas sem medo de estar violando direitos autorais.

Grande Bjo,

Mari Marques.

 

*Estudos sobre o tema: The human knowledge system: music and brain coherence; Music and the Mind.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s