O que fazer antes de dormir para tornar seu dia seguinte melhor?

antes de dormir

Hoje quero compartilhar um artigo que estava lendo e achei interessante, por tratar de um tema do qual eu gosto muito, que são pequenas mudanças possíveis para melhorarmos nosso cotidiano e qualidade de vida.

O artigo intitulado “8 coisas para fazer antes de dormir e ter um melhor dia amanhã” (“8 things to do before bed to have a better day tomorrow”), encontrado no site Business Insider, lista oito hábitos que podemos desenvolver antes de dormir para que nosso dia seguinte seja mais produtivo.

Como eu tenho um sério problema para acordar (dificilmente acordo de bom humor e definitivamente não sou uma pessoa matinal), me interesso bastante por ver essas dicas que podem ajudar a tornar todo esse processo menos dramático. Em razão dessa minha característica, acho que rotinas matinais são sempre muito complexas de executar, então talvez esta aqui dê mais certo para fazer o dia seguinte valer a pena… rs

 

1. Dê uma volta ao luar.

O sempre ocupado CEO da Buffer, Joel Gascoigne, adotou uma rotina de caminhadas noturnas para desestressar. Ele desliga seus pensamentos sobre o trabalho e e lentamente, mas claramente se coloca em um estado de cansaço.

Se você é uma dessas pessoas ocupadas que estão sempre fazendo alguma coisa, você pode se beneficiar de uma caminhada noturna como essa. Então, deixe o seu celular em casa e foque em pensamentos relaxantes para um dia mais produtivo amanhã.

 

2. Desligue. Literalmente.

Apesar do seu status como uma nova gigante da mídia, Ariana Huffington é uma grande defensora do desligar-se. E não é difícil de entender o porquê.

Em certa ocasião, após desmaiar de exaustão, ela conseguiu cinco pontos em sua cabeça. Como muitos que já tiveram uma visita inesperada à sala de emergências, Ariana se viu reavaliando a própria vida. Ela acabou banindo os eletrônicos dentro do quarto, e tem conseguido se afastar das ambulâncias desde então.

Você também pode eliminar o estresse causado pela sua caixa de e-mail fazendo o mesmo. Desligue tudo, além do despertador, e veja a tensão diminuir.

Desligar-se é também a chave para uma boa noite de sono. Pesquisadores de Harvard descobriram que a luz brilhante do smartphone faz nosso corpo pensar que é dia. Eliminar os eletrônicos, por outro lado, faz exatamente o oposto.

 

3. Construa uma rotina de higiene do sono.

A higiene do sono é mais do que apenas arrumar sua cama.

A Fundação Nacional do Sono dos EUA apresentou uma extensa rotina de higiene do sono para assegurar um adormecer profundo. A lista conta como essenciais: uma cama confortável, um quarto relativamente frio, e – mais importante – ter pelo menos uma hora para relaxar antes de realmente pegar no sono.

Não importa o quão cheia esteja a sua agenda, priorize a si mesmo e evite o esgotamento, assegurando-se que terá tempo suficiente para descontrair à noite.

Claro, que também não dói investir em alguns bons travesseiros.

 

4. Leia.

Além do benefício óbvio de ganhar um novo conhecimento, ler é também uma ótima forma para relaxar. Um estudo encontrou que ler por apenas seis minutos reduz o estresse em 68%.

 

5. Priorize.

“O dia do presidente realmente começa no dia anterior”.

Estas frase veio de Michael Lewis, responsável pelo Vanity Fair profile do ex-presidente americano Barack Obama. O presidente passa o início da noite revisando os compromissos e dossiês para o dia seguinte, assim pode evitar arruinar a manhã, estabelecendo objetivos claros e prioridades para o decorrer do dia.

Você irá reduzir sua ansiedade e descansará mais fácil sabendo que já tem seu passos esquematizados.

 

6. Pare antes de terminar.

Os melhores escritores não buscam pelo final perfeito de um capítulo antes de dizerem “boa noite”. Eles aumentam a produtividade ao terminarem bem no meio de um pensamento ou sentença.

“O melhor caminho é sempre parar quando você está indo bem e quando você sabe o que irá acontecer depois”, disse Ernest Hemingway uma vez. “Se você fizer isso todos os dias… você nunca ficará empacado”.

Se você estiver fazendo algo criativo, este é o caminho perfeito para configurar um padrão de sucesso. Termine no meio de uma “nota alta” e você nunca terá de lutar por novas ideias.

 

7. Aprenda alguma coisa nova.

Pode até não parecer assim, mas um dos melhores momentos para aprender é após um longo e exaustivo dia.

Josh Waitzkin, autor de “A arte de Aprender“, recomenda o final de um dia cansativo para aprender conceitos novos e complicados. Isto porque o nosso subconsciente processará esta informação “fresca” enquanto estiver adormecido.

Todos os gênios, desde Salvador Dali até Albert Einstein, costumavam tirar um cochilo para fomentar novos insights e aprendizados. Mas mesmo que você não esteja redefinindo a física, aprenda algo novo enquanto vai relaxando.

 

8. Anote seus estresses.

Na hora de deitar, nossas mentes são frequentemente sugadas para uma “caraminhola” de problemas não resolvidos. Se existe algo que pode transformar seu sono em uma bagunça ainda pior, não sei o que é. Para isso, uma boa dica é anotar todas as suas preocupações em um pedaço de papel antes de ir para a cama.

E este pequeno conselho tem o apoio da ciência. Anotar nossos problemas reduz os “loops” de maus pensamentos e leva junto a ansiedade.

 

É isso, gente… Espero que essa lista seja útil. Eu, particularmente, achei as dicas bem fáceis de serem colocadas em prática. Pretendo muito adotá-las, principalmente a parte do “desligue-se”. E vocês? O que acharam?

Grande Bjo,

Mari Marques.

 

*Fonte: “8 things to do before bed to have a better day tomorrow”, by Elle Kaplan (Thrive Global) on Business Insider.

*Tradução: livre.

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