Victoria Day – O feriado da Rainha inglesa no Canadá.

Victoria Day

Olá!

Feriado é sempre tão bom que resolvi até fazer um post só sobre o de hoje que temos aqui no Canadá. Acontece que, toda segunda feira que antecede o dia 25 de maio, nestas terras geladas, que muito têm me acolhido, é celebrado o Victoria Day, em homenagem ao aniversário da Rainha Victória.

Sim…. uma rainha do Reino Unido tem feriado em sua homenagem por aqui, apesar de o Canadá não ser mais uma colônia britânica há mais de 100 anos.

Longe de mim reclamar de um feriado, mas acho interessante essa influência inglesa que existe no Canadá. Talvez eu estranhe porque no Brasil, nosso rompimento com a coroa portuguesa foi de certa forma traumático, então não faria sentido termos um dia para celebrarmos a família real que tanto nos explorou.

Mas por aqui a coisa é bem diferente… percebo até uma certa devoção aos monarcas britânicos. E pela minha breve e superficial pesquisa, parece que isso é meio comum em outras colônias inglesas também.

Acontece que o Canadá não chegou a romper totalmente com a coroa, tendo de suportar o controle britânico sobre seu Ministério das Relações Exteriores durante mais de 64 anos após sua independência, que se deu em 1867. E mesmo depois disso, ainda faz parte do Commonwealth of Nations (Comunidades das Nações), sendo a atual Rainha britânica a cabeça do Estado. E a Rainha Victoria, cujo aniversário se comemora hoje por aqui, é considerada para o canadenses como a “mãe da Confederação”, daí sua importância para o “The Great White North”, jeito carinhoso de se referir ao Canadá.

A disposição política canadense ainda me deixa bem confusa, então não saberia explicar nem se tentasse, até porque também não entendendo bem. O simples fato de se reportarem à coroa britânica, sendo ao mesmo tempo considerados um país livre, dá um nó na minha cabeça. Mas vale a curiosidade, que considero interessante a título de cultura geral. 🙂

Ah… vale mencionar que o Victoria Day, o qual tem sido celebrado mesmo antes de o Canadá se tornar um país, também representa, informalmente, o início do verão. E não é que já está parecendo verão mesmo?!

Hoje em dia, as celebrações canadenses desse feriado contam com o hasteamento da Royal Union Flag em todos os prédios governamentais, aeroportos, bases militares e outras propriedades da Coroa por todo o país. Além disso, nas capitais de cada província faz-se uma saudação armada com 21 tiros. Em Ottawa, que é a capital nacional, isso se dá precisamente ao meio-dia.

Além disso, aqui na província de British Columbia é realizado um dos mais conhecidos desfiles, que acontece justamente na cidade de Victoria.

Abaixo compartilho algumas imagens da celebração deste dia ao redor do Canadá:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Tá vendo?! Este blog também é cultura! rsrs

Vou me despedindo, pois aqui ainda é início da tarde e pretendo curtir o restante deste feriado que realmente trouxe o sol… 🙂

Grande Bjo,

Mari Marques.

 

*Imagens: Google.

*Fonte: Descubra o Canadá; Wikipedia; Oi Canadá; e outras que esqueci de anotar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s