[Tag] Morando Fora – British Columbia, Canadá

Morando Fora

Morando no Canadá há pouco mais de meio ano, hoje resolvi responder a Tag Morando Fora, para tentar compartilhar um pouco das minhas percepções por aqui até então.

Espero que seja útil para quem tem interesse em conhecer um pouquinho mais sobre esse país, e também para quem pensa em vir morar aqui um dia.

Vamos às perguntas:

1. Seu nome.

🙂 – Mariana

2. Em que país e cidade você mora?

🙂 – Moro no Canadá, na província de British Columbia. Mais especificamente Coquitlam, que fica na região de Metro Vancouver.

3. Mora sozinho ou com sua família?

🙂 – Moro com meu marido, e somos uma família.

4. Há quanto tempo reside aí?

🙂 – Completamos 9 meses morando aqui na ultima semana.

5. Já morou em algum outro país? Qual?

🙂 – Nunca. Canadá é o primeiro país, além do Brasil, que eu já morei.

6. Qual sua idade?

🙂 – 32 anos

7. Como surgiu a ideia de morar no exterior?

🙂 – Na verdade, eu sempre sonhei em ter uma experiência internacional como essa, e coincidiu de meu marido também carregar esse sonho. Mesmo antes de nos casarmos, ele já falava que tinha vontade de fazer um curso no exterior, para agregar ao currículo dele. Quando nos casamos, esse sonho foi crescendo dentro de nós, e colocamos diante de Deus, para que no momento certo as coisas fluíssem de acordo com a vontade dEle, já que acreditamos ser essa a melhor forma de orientarmos nossas decisões. Então, quando surgiu a oportunidade, não pensamos duas vezes.

8. Foi difícil conseguir o visto de residência?

🙂 – Nosso visto de residência é temporário. Não foi difícil conseguir, por termos apresentado um objetivo definido, que é o curso do meu marido, de modo que nosso visto está atrelado a isso. Ainda não sei dizer como funciona para visto de residência permanente.

9. Qual pior situação que você já passou aí?

🙂 – Graças a Deus ainda não tivemos uma situação difícil a ponto de considerarmos ser a pior, apesar de sabermos que não estamos imunes a isso, já que a vida de imigrante tem mesmo seus percalços.

Para mim, particularmente, a maior dificuldade assim que chegamos foi o idioma. Continua sendo meio estressante viver em outra língua sem ter fluência, mas agora eu consigo entender bem mais o que as pessoas estão falando e consigo me fazer entender também. O início foi bem desesperador nesse sentido, apesar de eu ter vindo com uma certa noção do inglês.

Pensando bem, uma situação que não podemos considerar difícil, mas demoramos a nos adaptar foi com relação ao transporte. Porque aqui os ônibus passam em horário bem definido, sendo muito raro haver atrasos. Como bons cariocas , já perdemos a conta das vezes que tivemos de literalmente correr atrás do ônibus, chegando a perder algumas vezes, o que sempre é um baita contratempo.

10. Fale de um ponto turístico que você gosta. Fale um pouco sobre ele.

🙂 – Eu demorei um pouco para me adaptar ao clima, então não me animei muito para sair de casa nesses meses de inverno. Só agora, com o verão chegando, é que vamos aproveitar mais os passeios. Por esse motivo, não tenho ainda um ponto turístico específico para indicar como o meu favorito, mas pelo que já vi até agora, acho que a maior atração de British Columbia são os parques. Não importa o tamanho, todos os que já pude visitar até agora são incríveis.

11. Você fala a língua local? Acha que é importante aprender?

🙂 – Não posso dizer que sou fluente, mas sim, consigo me comunicar na língua local. Não apenas importante, é fundamental aprender o idioma do país onde se quer morar. Já é difícil sem ter fluência na língua, imagino que seria impossível viver aqui sem entender nada.

12. O que você pensa do país que você mora? Eles recebem bem os brasileiros aí?

🙂 – O Canadá é um país multicultural. Aqui temos a oportunidade de ter contato com muitas culturas diferentes ao mesmo tempo. Creio que por esse motivo eles são bem receptivos no geral, não apenas com os brasileiros. Mas, por outro lado, também não concordo quando dizem que aqui não existe preconceito com relação aos imigrantes, porque por mais receptivos que sejam, existem sim aquelas pessoas que não estão muito felizes com a atual política de imigração adotada no país.

13. Sente muita falta da família?

🙂 – Definitivamente, a pior parte de se morar fora é a falta que sentimos da família. Tem dias que são muito difíceis mesmo com relação a isso, principalmente as datas especiais e aniversários, mas até dias normais podem ser difíceis por não podermos compartilhar diretamente nosso dia a dia.

Confesso que se pensasse muito nisso, acho que pegaria o próximo avião de volta. Não consigo nem descrever como é o sentimento de se estar longe das pessoas que eu amo.

Talvez se eu estivesse aqui sozinha não daria conta de ficar, mas como estou com meu marido, nós nos apoiamos mutuamente quando a saudade aperta.

14. De quais produtos brasileiros mais sente falta?

🙂 – Sinto muita falta da massa de tapioca pronta. Aqui eu até encontrei a farinha de tapioca, mas me dá preguiça de hidratar, então acabei tirando esse item da minha alimentação, sendo que eu comia todo dia no Brasil.

Na verdade, acho que é só isso mesmo. Não consigo me lembrar de outra coisa da qual realmente sinta falta assim. As vezes até bate saudade de algumas comidinhas que não têm aqui, como o chips Fandangos, por exemplo, mas a verdade é que a gente acaba se adaptando ao que tem… e tem muita coisa… rs

15. Quais os seus planos para o futuro? Pretende morar aí para sempre?

🙂 – Para sempre é muita coisa quando apenas se está no início de uma jornada, como é o nosso caso. Temos gostado muito de viver aqui nesses últimos meses, mas preferimos dar um passo de cada vez, até porque, nosso visto tem prazo de validade e, querendo ou não, o Brasil sempre será a nossa casa.

16. O que tem no país que você mora que você usa no dia a dia e acha que devia ser implantado no Brasil?

🙂 – A primeira coisa que me vem na mente é água quente na torneira da cozinha. rsrs Mas como foram poucas as vezes em que achei isso necessário no Brasil, prefiro dar outra opção.

Aqui em British Columbia, nós usamos um aplicativo no celular que é diretamente ligado à rede de transporte público, a TransLink. Então, nós sabemos o horário que o ônibus vai passar em cada ponto, se ele vai atrasar, e também o tempo exato que vai levar para chegarmos onde queremos de acordo com o schedule do transporte, considerando inclusive os possíveis engarrafamentos. Acho isso uma mão-na-roda, e seria bem legal ter algo assim no Brasil.

17. Qual sugestão ou dica você daria para quem gostaria de viver nesse país?

🙂 – Primeiro de tudo: ESTUDE INGLÊS! Sério! Existe muita propaganda sobre o Canadá ser um país de portas abertas para estrangeiros, mas a verdade é que você não vai conseguir ficar por aqui se não souber a língua local. E acho justo!

Outra coisa que penso ser importante quando se fala em mudar para outro país, e não apenas o Canadá, é manter a mente aberta. Esteja disposto a aprender sobre outros estilos de vida e, acima de tudo, abra mão de qualquer preconceito que você tiver. Só assim a experiência será verdadeiramente enriquecedora.

18. Se você pudesse descrever em uma palavra a experiência que está vivendo nesse país, qual seria?

🙂 – Crescimento.

19. Mostre algumas fotos da cidade que mora.

🙂 – Queria mostrar fotos minhas aqui, mas ainda estou começando na fotografia, e não acho que minhas fotos já estejam boas para divulgar. Então selecionei algumas fotos turísticas que encontrei na internet, para vocês verem como é linda British Columbia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

É isso! Espero que tenham gostado! Vou tentar responder uma TAG nova todo mês. Se tiverem sugestões, podem enviar para mim! 😉

Grande Bjo,

Mari Marques.

*Imagens: Google.

Um comentário sobre “[Tag] Morando Fora – British Columbia, Canadá

  1. Pai - Levi Lisboa

    Gostei!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

