Agora sou Fly

Aprendiz de FlyLady

Quem leu os posts anteriores aqui no blog, já percebeu minha pequena peregrinação tentando pôr ordem na vida…. E um dos pontos mais críticos para mim tem sido desde sempre a administração das rotinas de casa. Tenho a nítida sensação de que quando eu der conta disso totalmente, tudo o mais irá fluir… e é bem provável que flua mesmo.

Já tentei de tudo… criar planilhas, ler livros sobre o tema, vídeos e vídeos no youtube com dicas maravilhosas… mas não sei muito bem o porquê de eu acabar sempre errando a mão. É como se eu soubesse o que precisa ser feito, mas não encontrasse uma forma eficaz de colocar em prática todo o conteúdo absorvido. Acabava sempre mantendo a ordem por uma ou duas semanas e logo depois voltava a estaca zero. 😥

A verdade é que nunca fui mesmo muito prendada… mas também não achava que seria tão difícil assim equilibrar a casa com as várias esferas da vida depois de casada… Isso me frustrava bastante… E falo no passado, porque há muito já entrei na fase da aceitação… rs

Bom… acontece que há alguns meses atrás eu ouvi falar de um tal Sistema FlyLady que prometia uma transformação na vida de qualquer mulher, fosse ela prendada ou não. Me interessei e resolvi pesquisar a respeito. A princípio, pensava que fosse um sistema de administração apenas para os cuidados da casa, mas me surpreendi ao descobrir que não… o FlyLady é muito mais do que isso… é um sistema de ajuda e organização pessoal, onde aprendemos a colocar ordem na casa de forma natural, sem que sugue tempo ou energia, a fim de que possamos nos concentrar no que realmente é importante: nós mesmas.

Achei muito legal a proposta, e após ler vários depoimentos de meninas que, como eu, se sentiam tão perdidas ou mais nas rotinas domésticas, mas conseguiram mudar após ingressar no sistema, resolvi tentar também!

Faz pouco mais de uma semana que completei meus BabySteps (os 31 primeiros passos dos sistema), com direito a certificado e tudo, e minha mente já clareou bastante com relação à minha forma de “pôr ordem na casa”.

Tudo na vida é um processo…. ninguém muda da noite para o dia…. mas o legal da FlyLady é que tudo acontece respeitando o tempo e dedicação pessoal de cada um.

Não é um milagre! Se você não obedecer os comandos (ou pelo menos tentar), não irá sair do lugar… Mas o método é eficiente, justamente por trabalhar em cima da construção de novos hábitos.

E ao perceber como pequenas atitudes diárias mudam toda a atmosfera e dinâmica da casa (e da família), isso acaba refletindo em todas as outras áreas também. Porque passamos a controlar o tempo que temos, ao invés de sermos sugadas por ele.

Ao completar meus babysteps, aprendi que 15 minutos podem bastar para fazer qualquer coisa e também que posso fazer só um pouco por dia que isso já irá surtir efeitos, afinal: “antes feito do que perfeito”, e não tem problema nenhum nisso.

Ainda estou começando nessa caminhada, mas bem otimista com os próximos passos. Sei que terei de repetir meus babysteps muitas e muitas vezes até realizá-los naturalmente, mas a sensação de paz por estar finalmente me sentindo “dona da minha própria casa” é impagável. Sério… não estou exagerando!

Com certeza, contarei mais sobre minhas experiências no sistema, que estão só começando… e deixo aqui a sugestão, para quem também estiver procurando ajuda para organizar a vida… O site deles é todo em inglês, mas existem vário grupos em português no facebook, com muita gente legal disponibilizando as traduções! Quando eu estiver mais confortável como flylady também prometo disponibilizar por aqui! Por hora… fica a dica! 😉

 

Beijos,

Mari Marques.

 

 

Um comentário sobre “Agora sou Fly

  1. […] pode estar se perguntando como funciona exatamente, já que apesar de ter exposto o tema no post Agora sou Fly, não cheguei a detalhar as etapas e a mudança que tenho sentido na vida […]

    Curtir

Deixe um comentário

