A crença na mudança

O aamnhã se faz agora

Olá!

Estou meio sumida aqui do blog, mas resolvi passar aqui para falar um pouco sobre um assunto que tem me feito refletir muito ultimamente.

Sim…. ainda é sobre a temática das “mudanças pessoais”, a grande questão que me motivou a criar esse blog, mas hoje o que quero falar é sobre um aspecto a ser considerado e não apenas mais uma forma de exercer mudança.

Há algumas semanas atrás assisti a um vídeo onde o Pedro Calabrez (que até então eu não sabia quem era, mas gostei de conhecer) dava uma palestra exatamente sobre “Por que é tão difícil mudar?”.  Cheguei a postar o vídeo em minha página no facebook, mas também vou deixar o link aqui embaixo para quem se interessar! 😉

No vídeo ele fala que na maioria das vezes o que nos impede de mudar, e isso em qualquer área de nossas vidas, é justamente a crença nessa mudança. Nunca tinha parado para pensar dessa forma… mas como é verdade! Eu mesma já perdi as contas de quantas vezes depositei tanta esperança nos planos de uma mudança futura que acabei não saindo do lugar. Isso porque, se a única certeza que temos nessa vida é o presente, então o tempo para exercer qualquer mudança tem que ser o hoje… não tem jeito!

Um exemplo pessoal muito claro para mim, é minha atual expectativa em levar uma vida mais saudável, com exercícios e alimentação balanceada… Sempre digo que segunda feira vou começar uma rotina mais saudável (e refletindo aqui, eu sempre acredito nisso… rs), mas o problema é que essa “segunda” nunca chega. Se por algum motivo, naquele dia pré-estabelecido por mim a mudança não aconteceu, ela automaticamente é transferida para a segunda feira seguinte… E tem sido assim faz um tempo… Então, por mais que seja um desejo genuíno, ele mais atrapalha do que ajuda, porque não passa de uma crença.

É exatamente assim como o Pedro Calabrez exemplifica… O que me faz ter a certeza de que não devo ser a única que vive nesse dilema… E como é frustrante, não é mesmo?! :/

Sempre li e ouvi falar sobre as crenças limitantes, que são os pensamentos negativos que temos sobre nós mesmos e que nos travam de forma inconsciente… Mas, se analisarmos bem, a crença em uma mudança que nunca chega, também nos limita de forma assustadoramente poderosa, porque nos impede de realizar no hoje… Pior do que isso, esse tipo de crença torna legítima a nossa acomodação…. Isso porque, tudo bem eu estar como estou hoje, mesmo que insatisfeita, porque tenho a certeza de que amanhã não será assim…. O problema é que será…. E será ainda pior, já que só colheremos no amanhã aquilo que plantarmos no hoje.

Bom… se você leu até aqui, é porque de alguma forma se identificou com esse texto… Então, proponho o seguinte desafio:

  • Tire uns minutinhos para refletir sobre quais aspectos da sua vida estão te incomodando ultimamente. Pode ser um hábito que você quer perder ou modificar, algo que você deseja fazer há muito tempo mas fica adiando, ou até mesmo algum posicionamento que você sabe que já devia ter tomado…. Sei lá…. pode ser qualquer coisa…. Feito isso, não perca tempo! É hoje que você vai fazer o que precisa ser feito! Não adie mais…. não pode ser amanhã… tem que ser hoje! Mas não se desespere…. algumas coisas até podem ser resolvidas em apenas um dia, muitas outras levam tempo…. Seja qual for a mudança que você precise realizar, o desafio é começar hoje!
  • Me conte aqui se conseguiu! 🙂

Boa sorte com seus desafios (pode ser mais do que um… para mim é)! Lembre-se sempre que é hoje que escrevemos o nosso amanhã… Tenha carinho com sua própria história! A maioria das pessoas só vai acreditar que algo é possível depois que já está realizado, então não se deixe travar pelas possíveis críticas, ao invés disso, seja você quem vai mostrar a todos como se faz! 😉

Grande Beijo,

Mari Marques.

 

Link para o vídeo da palestra: Pedro Calabrez – Por que é tão difícil mudar? (Território Conhecimento)

Deixe um comentário

