Clube de Leitura ESL – Anne of Green Gables

capa-post-esl

Olá a todos!

Hoje eu fui na primeira reunião do ESL Book Club organizado na Biblioteca local perto de onde estou morando, em Coquitlam, e resolvi fazer minhas considerações aqui no blog.

A sigla ESL significa “English as a Second Language” (Inglês como segunda língua). E esse grupo de leitura é voltado especificamente para quem está aprendendo inglês, propondo leituras mais simples, que vão evoluindo com o tempo. As reuniões são uma vez por mês, e parece que é algo comum aqui no Canadá, talvez todas as bibliotecas tenham algo parecido (ou pelo menos, quase todas).

Adorei o primeiro encontro. Para quem gosta de ler, é um jeito muito divertido de interagir em inglês e de conhecer melhor a cultura canadense através da literatura e da troca de experiências.

Nesse mês de outubro, o livro da vez foi “Anne of Green Gables”, e de cara já descobri que “gables” é uma espécie de telhado (uma parte, para ser mais exata), coisa que nem o Google tradutor conseguiu me mostrar… rs

green_gables_house_front_view

A casa da Anne devia ser mais ou menos assim. Olhando a foto parece óbvio, mas demorei um pouco para entender o que eram os “gables”.

Essa estória é uma espécie de clássico da literatura canadense, a ponto de estar no currículo escolar deles. Então todo canadense por aqui já leu ou já ouviu falar, tanto que existem filmes, peças de teatro, musicais, animações e até séries de TV a respeito.

A versão que estudamos no Clube de Leitura foi mais resumida, para quem está aprendendo mesmo, porque a versão original é bem grande, mas deu para conhecer a estória e ficar com vontade de melhorar o quanto antes o inglês para conseguir ler a versão completa.

O livro foi escrito por Lucy Maud Montgomery (L.M. Montgomery), em 1908, e se passa em Prince Edward Island (Ilha do Príncipe Eduardo), que é uma das dez províncias do Canadá, localizada em ilha homônima, e onde você pode visitar a Green Gables da Anne, que fica localizada em Cavendish (costa norte da ilha). Todos os anos, pessoas do mundo inteiro visitam essa região para conhecer a casa de Anne of Green Gables. Sabendo disso, entrou na lista dos lugares que quero conhecer algum dia.

Anne é uma menina muito interessante, com um talento natural para se meter em problemas, o que torna a estória divertida, e foi adotada por um casal de irmãos (Marilla e Matthew Cuthbert), que a princípio não queriam ficar com ela, mas foram cativados pelo jeito carismático da menina, que muda totalmente a dinâmica da vida na fazenda de Green Gables.

Para quem estiver interessado na leitura (é uma excelente forma de melhorar e praticar o inglês), a versão disponibilizada no Clube de Leitura foi publicada pela Oxford University Press (2007), e possui algumas gravuras que facilitam a compreensão. ;^)

capa-anne

E para quem estiver aqui no Canadá ou planejando vir, fica a dica: procure a biblioteca pública mais próxima e fique por dentro das atividades. Além do Clube de Leitura, costumam haver grupos de conversação para recém-chegados (newcomers). Vale muito a pena procurar mais a respeito!

Para o próximo mês, aqui em Coquitlam, a leitura será “Stray Dog”, de Gareth O’Callaghan. Ainda não sei do que se trata, mas já peguei meu exemplar e pela folheada que dei, o livro é maior do que o anterior e não tem gravuras… o que me leva a crer que será um pouquinho mais difícil!!! rs

Mas vamos lá…. volto no próximo mês com a resenha!

Até breve.

Mari Marques.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s